Três palavras para resumi-lo? Atraente, sofisticado e único.

Novo Renault Clio 2013

A quarta geração do Renault Clio acabou de sair do forno e uma das coisas mais importantes a se saber sobre o modelo é que ele foi o primeiro carro a ser desenvolvido totalmente pela empresa do projetista Laurens Van Den Acker. O designer holandês se juntou a Renault em 2009 depois de renunciar sua posição na Mazda, onde foi responsável por diversos conceitos, tais como o Nagare (2006 Los Angeles), Ryuga (2007 Detroit), e Hakaze (2007 Geneva).

Na Renault, Van Den Acker está renovando o DNA da empresa, com uma nova concepção e uma série de estudos de conceito, que incluiu o DeZir em 2010, o CAPTUR, Frendzy e o R-Space em 2011. “O Novo Clio 2013 foi concebido como uma peça de escultura sensual que estimula o desejo “, explica o Projetista Chefe.

A Renault ainda não divulgou detalhes sobre as dimensões externas do Clio 2013, entretanto já sabemos que o modelo está 100 kg mais leve que a geração anterior e na parte interna ele apresenta um painel que segundo a marca foi esculpido de forma à lembrar as asas de um avião.

O Clio 2013 terá disponível em todas as versões um sistema de som “inteligente”, com alto-falantes integrados nas portas dianteiras, sistema Bluetooth e conexão USB e para iPod. A tela de LCD de 7 polegadas estará disponível da versão Dynamique para cima.

No mercado europeu e talvez no mercado brasileiro, a Renault introduziu um novo programa de personalização interna/externa, que permite ao comprador do carro personaliza-lo a partir de pequenos filetes na grade frontal, inserções da porta traseira e lateral, painel de instrumentos, detalhes internos nas portas, volante, alavanca de câmbio, borda da entrada de ar, estofamento dos bancos e até mesmo os tapetes do assoalho.

A gama de motores inclui um novo 0.9 litros de três cilindros a gasolina TCe (turbo) que produz 89 cavalos e 13,69 kgf-m de torque, com um consumo médio de combustível de 23,2 km/l e emissão de 99 g de CO2/km. Há também um propulsor 1.5 litros a diesel de quatro cilindros turbo (Energy dCi 90) com 89 cavalos, que retorna um consumo combinado de 31,2 km/l e 83 g de CO2/km. No início de 2013, a Renault vai aumentar a linha de motores com um novo 1.2 litros a gasolina de quatro cilindros turbo (TCe 120) com 118 cavalos e 19,37 kgf-m de torque, acoplado a uma nova transmissão de seis velocidades EDC (Efficient Dual Clutch) como padrão.

Segundo a marca, há também planejamento de lançamento para os próximos meses a versão do Clio Sport, alimentado por um motor 1.6 litros Turbo de quatro cilindros que pode entregar algo em torno de 200 cavalos de potência.

O novo Clio 2013 será produzido nas fábricas da Renault em Flins, França e Turquia. Sua primeira exibição está marcada para o Salão do Automóvel de Paris, com início das vendas na Europa no mês seguinte. Abaixo você confere vídeos de apresentação e galeria de fotos.

Tags: , , , , , , , , ,