Marca aposta no design e acabamento mais moderno para brigar com Jetta pela quarta posição no mercado.

Nissan Novo Sentra 2014

Em sua sétima geração, o Novo Sentra 2014 desembarca no Brasil com objetivo de alavancar as vendas da Nissan no segmento de sedãs médios. Totalmente renovado, com nova plataforma e repensado a partir do zero, o sedã chega para disputar um segmento com muitas opções – que corresponde a 7% do total das vendas no Brasil -, mas que nem sempre entregam o que se deseja. O modelo da Nissan, que chegou ao mercado brasileiro em 2004 em sua quinta geração, está disponível nas concessionárias com preços entre R$ 60.990 e R$ 71.990.

Nissan Novo Sentra 2014

Design e Equipamentos

Dentre as mudanças da geração, o Novo Sentra 2014 obteve um ganho de 61 litros na capacidade do porta-malas, passando para 503 litros. A linha de cintura mais pronunciada e contínua une faróis e lanternas. Os vincos marcantes também estão presentes em áreas como o capô, onde claramente fazem a separação entre a grade e os faróis dando ao Nissan Sentra uma personalidade forte.

A partir da versão de entrada, o sedã médio oferece em seu design, maçanetas cromadas, faróis de neblina no para-choque e retrovisores externos com luzes indicadoras integradas na cor do veículo e rebatíveis (com acionamento elétrico por botão na SL). Além disso, há também faróis e lanternas de LED, rodas de alumínio aro 16″ com pneus 205/55 R16 para 2.0 S e 2.0 SV e aro 17 com pneus 205/50 R17 para a topo de linha 2.0 SL.

Nissan Novo Sentra 2014

Ao entrar no Novo Sentra 2014, é nítida a percepção de amplitude. Afinal, o sedã ficou maior, superando os principais rivais nas principais medidas internas de conforto. O entre-eixos de 2,70 m, medida próxima à do sedã grande Altima, permite aos passageiros altos, com mais de 1,80, por exemplo, acomodar-se confortavelmente, sem encostar os joelhos nos bancos dianteiros mesmo quando estão totalmente recuados.

O modelo traz de série a partir da 2.0 S os comandos do sistema de áudio no volante; faróis de neblina; alarme perimétrico; três alças de teto retráteis para os passageiros; travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento; bloqueio de ignição através de imobilizador do motor; freios ABS de quatro canais e quatro sensores com controle eletrônico de distribuição de força (EBD), com discos ventilados dianteiros e discos sólidos traseiros; fixadores traseiros para cadeiras de bebês sistema ISOFIX e limpador de pára-brisa com duas velocidades e controle intermitente variável.

Nissan Novo Sentra 2014

A topo de linha 2.0 SL traz ainda acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), airbags laterais e de cortina (6 no total) e sensor de estacionamento que atua em conjunto com a câmera de ré, facilitando as manobras e evitando colisões ou atropelamentos com alertas sonoros.

Para os passageiros do banco traseiro, o Novo Sentra 2014 traz o terceiro apoio de cabeça, que é item de série desde a versão de entrada e exclusivo do modelo vendido no mercado brasileiro, e três cintos de segurança de três pontos. Na versão 2.0 SL, o sistema de retenção conta com pré-tensionadores.

A Nissan também adicionou ao sistema de airbag sensores para colisões laterais, que melhoram o tempo de detecção do impacto. Estão posicionados na área inferior da coluna C, complementando os existentes nas zonas de deformação da carroceria.

Nissan Novo Sentra 2014

Motorização, Transmissão e Suspensão

Como exclusividade para o consumidor brasileiro, o Novo Sentra 2014 traz o motor MR20DE (variação do MR18DE utilizado na família Tiida e Livina), de 2 litros, quatro cilindros e 16 válvulas, com melhorias e que será o único 2.0 flex fuel para o modelo em todo o mundo. Sua potência é de 140 cavalos a 5.100 rpm e 20 kgf-m de torque a 4.800 rpm. Acoplado ao bloco está a transmissão XTRONIC CVT. Com cerca de 60% ​​dos componentes novos, o novo CVT está 13% mais leve e produzindo 30% menos atritos em comparação à geração anterior.

Nissan Novo Sentra 2014

Com motor e câmbio repaginados, a linha do Novo Sentra recebeu nota “A” na categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do INMETRO, tanto nas versões equipadas com o câmbio manual de seis velocidades (2.0 S) como nas com câmbio XTRONIC CVT® (2.0 SV e 2.0 SL). O Sentra com transmissão manual recebeu ainda o selo “Conpet” de Eficiência Energética Veicular, concedido pela Petrobras aos veículos mais eficientes que participam voluntariamente do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

Outro recurso exclusivo vendido no mercado brasileiro é a suspensão. A engenharia da Nissan adicionou um reforço na barra estabilizadora da suspensão traseira e melhorou o embuchamento de rolamentos e dos amortecedores para aperfeiçoar a dirigibilidade e reduzir muito o efeito de ressonância/trepidação no interior.

Nissan Novo Sentra 2014

Conectividade

Desde a versão de entrada 2.0 S, o Novo Sentra 2014 traz o sistema Bluetooth com comandos no volante. A versão topo de linha 2.0 SL permite ainda o acesso ao sistema Bluetooth (que sincroniza agenda telefônica e músicas) por meio da tela de 5.3″ no painel, que reúne também as informações do sistema de áudio e do sistema de navegação. Com comandos e voz em português, o GPS é o mesmo sistema usado pela Nissan em modelos do mercado norte-americano.

Nissan Novo Sentra 2014

Preços e Versões

Confira a seguir os preços e o que cada versão do Novo Sentra 2014 traz de série:

2.0 S (R$ 60.990)

Motor flex fuel 2.0 16V de 4 cilindros com sistema variação da abertura das válvulas CVVTCS e acelerador eletrônico
Transmissão manual de 6 marchas
Abertura e fechamento das portas, abertura do porta-malas e acionamento do alarme através de controle remoto
Acabamento dos bancos em veludo na cor preta
Acelerador eletrônico do motor (drive by wire)
Alarme de advertência sonoro para chave no contato e lanternas acesas
Ar-condicionado
Banco do motorista com regulagem de altura
Banco traseiro bipartido 60/40, dobrável (180 graus)
Chave inteligente presencial (I-Key)
Computador de bordo com funções de medição de consumo médio de combustível, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa e aviso de abertura das portas
Console central dianteiro com tampa e apoio de braço integrado
Conta-giros
Controle de áudio no volante
Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
Direção elétrica com assistência variável
Display digital de quilometragem total e parcial e mensagens de alerta
Iluminação interna central
Pára-sol com espelhos cortesia e iluminação para motorista e passageiro
Porta-copos dianteiros (2)
Porta-luvas com sistema de amortecimento e chave
Porta-óculos
Relógio integrado ao display do equipamento de áudio
Retrovisores externos com regulagem elétrica
Sistema eletrônico de ignição (botão push start)
Sistema de Partida a frio Flex Start®
Tampa de combustível com abertura interna
Tapete em carpete
Tomada de 12V integrada ao console central
Vidros dianteiros e traseiros elétricos sendo função um toque para vidro do motorista
Volante com acabamento em couro
Volante de três raios e coluna de direção com regulagem de altura e profundidade
Maçanetas externas de abertura das portas cromadas
Maçanetas internas de abertura das portas cromadas
Retrovisores externos rebatíveis na cor do veículo com luzes indicadoras integradas
“Rodas de liga leve de 16″ e pneus 205/55 R16
Lanternas traseiras em LED
Faróis e lanternas traseiras em LED
Airbags frontais para motorista e passageiro
Faróis de neblina
Alarme perimétrico
Alças de teto retráteis (3) para os passageiros
Apoios de cabeça dianteiros (2) e traseiros (3)
Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor
Cintos de segurança dianteiros reguláveis em altura e 3 cintos traseiros de três pontos
Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e Assistência de frenagem(BA)
Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX)
Limpador de pára-brisa com 2 velocidades e controle intermitente variável
Sistema elétrico de travamento central das portas
Travamento das portas e do porta-malas com o veículo em movimento
Rádio CD Player com MP3, função RDS e 4 alto-falantes
Bluetooth com comandos no volante

2.0 SV (R$ 65.990)
Todos da S mais:

Câmbio XTRONIC® CVT com função overdrive (sobremarcha)
Ar-condicionado automático digital de duas zonas
Porta-copos traseiros (2) integrados ao descansa braço
Controlador automático de velocidade de cruzeiro (piloto automático)
Luz de leitura para motorista e passageiro dianteiro
Rádio CD Player com MP3 com display 4,3″ colorido, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod®, USB no console central, e 6 alto-falantes

2.0 SL (R$ 71.990)
Todos da SV mais:

Acabamento dos bancos de couro na cor preta (com partes sintéticas)
Airbags laterais e de cortina
Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular)
Retrovisores externos rebatíveis eletricamente
Retrovisor interno eletrocrômico
Teto Solar com controle elétrico
Rodas de liga leve de 17″ e pneus 205/50 R17
Sensor de estacionamento
Rádio CD Player com MP3 com display 5,8″ colorido, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod®, USB no console central, e 6 alto-falantes
Câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio
Sistema de navegação integrado ao painel (GPS)

O Novo Sentra 2014 está disponível nas cores: Preto Premium (sólida), Prata Classic e Azul Grafite (Metálicas – opcional) e Branco Diamond (Perolizada – opcional). O sedã médio possui 3 anos de garantia de fábrica sem limite de quilometragem, e dois anos de uso do programa de assistência 24 horas Nissan Way. Além disso, as revisões são com preço fixo.

Tags: , , , , , , , ,